Linha Imaginária

Seja bem vindo ao Linha Imaginária. Um espaço dedicado aos amantes da boa música em geral.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Morre o contrabaixista Charlie Haden

O Contrabaixista Charlie Haden (Divulgação)
 
 
Charlie Edward Haden  (Shenandoah, Iowa, 6 de agosto de 1937 — Los Angeles, 11 de julho de 2014) foi um renomado contrabaixista em seu meio. Tornou-se mundialmente conhecido por seus trabalhos ao lado do saxofonista Ornette Coleman, com quem Haden desenvolveu uma longa parceria. Um dos resultados desta união, que durou anos, foi o aclamado disco The Shape of Jazz To Come, gravado em 1959 pela Atlantic Records.




O álbum deu origem ao que mais tarde seria chamado Free Jazz, um novo conceito em música, aonde a harmonia já não é executada dentro do andamento, e a melodia é desconexa e livre, junto dos improvisos que acabaram tornando-se mais agressivos e também fora do andamento.
 
Além da sua associação com Coleman, Haden também fez parte do trio e depois do Quarteto de Keith Jarrett. Com o próprio Keith Jarrett (piano, celeste, saxofone soprano), Paul Motian (percussão) e Dewey Redman (saxofones), de 1967 a 1976.

 

 
 
Uma das peculiaridades quem fizeram parte da vida de Haden é o fato do músico ter-se iniciado como cantor dos dois aos quinze anos de idade, até que teve poliomielite, o que comprometeu suas cordas vocais.
 
Haden começou a tocar contrabaixo profissionalmente com o pianista Hampton Hawes e com o saxofonista Art Pepper em 1957.
 
Nos anos 70, fundou, com a pianista Carla Bley, a Liberation Music Orchestra (LMO). A sua música era fortemente experimental, associando o free jazz e a música de intervenção política. O seu primeiro álbum debruçava-se sobre a Guerra Civil Espanhola. A LMO tinha uma formação flutuante, abrangendo os principais instrumentistas de jazz. Através dos arranjos de Carla Bley, usavam uma vasta paleta de instrumentos de metal, como tuba, trompa e trombone, além da secção mais tradicional de trompete e instrumentos de palheta.





O álbum da Liberation Music Orchestra de 1982, The Ballad Of The Fallen refería-se, de novo à Guerra Civil Espanhola bem como à instabilidade política e envolvimento dos EUA na América Latina. Em 1990 a orquestra regressou com o disco Dream Keeper, um registo mais heterogéneo, utilizando o gospel e música sul africana para referir-se à América Latina e ao Apartheid.



 

Outra curiosidade que envolve a vida do músico foi um incidente que sofreu durante uma turnê realizada em Portugal em 1971. Ao dedicar uma composição sua intitulada Song For Che aos revolucionários anti-colonialistas das colónias portuguesas de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, Haden foi detido e preso pela polícia portuguesa.

Além de suas atividades políticas, Haden também foi integrante do grupo Quartet West com Ernie Watts no saxofone, Alan Broadbent (piano) e Larance Marable na bateria.

 


Em 1989 Haden foi artista convidado do Festival de Jazz de Montreal e tocou todas as noites do evento com diferentes conjuntos e bandas. A maior parte destes concertos foram editados na série The Montreal Tapes.

O músico também ficou famoso por seus duetos clássicos ao lado de músicos como Pat Metheny e o brasileiro Egberto Gismonti.

 





Infelizmente Haden faleceu no dia 11 desse mês, devido aos efeitos degenerativos da síndrome pós-póliomelite, doença que contraiu na juventude.

Abaixo segue um vídeo aonde o próprio Haden faz uma retrospectiva de sua vida e obra.

BOA VIAGEM CHARLIE

Nenhum comentário: